Quando seu bebê está doente ou parece estar, suas prioridades mudam rapidamente. Isso é especialmente verdade se você é um pai novo , ainda aprendendo a decifrar o choro de seu filho e estabelecendo um padrão de sono razoável , porque agora – além do estresse de cuidar de uma criança pequena – você está preocupado com sua saúde e se você precisa fazer uma visita ao consultório do seu pediatra. Os bebês podem contrair várias doenças e, como seus sistemas imunológicos ainda estão amadurecendo, a Cleveland Clinic observa que eles são especialmente suscetíveis a vírus e doenças bacterianas. Isso inclui tudo, desde problemas estomacais até gripe e RSV, todos os quais podem se tornar sérios quando os bebês lutam para combatê-los.
Então, como pai, isso significa que é importante prestar muita atenção à saúde do seu bebê. Isso inclui mantê-los atualizados sobre as vacinas e limitar sua exposição a outras pessoas, diz a Cleveland Clinic, como pedir aos visitantes que lavem as mãos antes de tocar em seu filho. Mas quando se trata dos principais sintomas a serem observados, como você pode saber quando seu bebê está apenas agitado e cansado ou quando pode ter um resfriado? E ainda mais importante, como você pode saber quando seu bebê está realmente doente e precisa de atenção médica imediata?
Sempre fale com seu médico sobre preocupações com doenças do bebê
Antes de começarmos, uma palavra de cautela dos especialistas. Jennifer Miles, MD, pediatra da St. Tammany Pediatrics , disse a SheKnows que, embora existam certos sintomas de doenças em bebês, esse assunto é bastante amplo. As listas abaixo definitivamente não são completas, portanto, se seu bebê está exibindo sintomas que não correspondem aos que temos aqui, isso não significa necessariamente que eles estão limpos. Você deve sempre falar com seu médico sobre os sintomas a serem observados e contatá-los se tiver dúvidas ou preocupações.
“Os pais devem entrar em contato com o pediatra para obter instruções sobre uma doença aguda”, explica o Dr. Miles. “Ter uma ‘casa médica’ com um pediatra que conhece seu filho proporcionará o melhor atendimento.”
Com isso em mente, aqui estão alguns sintomas de doença em bebês que você deve observar.
Doença do bebê: quando ir ao médico
Dr. Miles listou alguns dos sinais e sintomas que justificariam uma consulta médica. Eles podem incluir:
Febre . De acordo com a Mayo Clinic , você deve falar com um médico se seu bebê tiver uma temperatura de 100,3 graus F ou mais se tiver menos de 3 meses de idade; uma temperatura de 102 graus F ou superior se tiverem de 3 a 6 meses de idade; ou uma temperatura superior a 102 graus F se tiverem de 6 a 24 meses de idade.
Diarréia ou vômito repetido
Estrias de sangue nas fezes
Irritabilidade. “É normal ter curtos períodos de choro, mas o choro prolongado pode ser causado pela dor”, explica o Dr. Miles.
Inquietação ou sonolência incomum
Erupções cutâneas
Sinais de infecção no ouvido, incluindo puxões nas orelhas, irritabilidade ou febre
Corrimento nasal verde ou amarelo persistente por mais de sete dias. “Se houver sinais de doença mais grave – como diminuição da alimentação, respiração ofegante, tosse excessiva ou irritabilidade – vá [ao consultório médico] o mais rápido possível”, diz o Dr. Miles.
Diminuição da ingestão de leite materno ou fórmula
Tosse persistente ou chiado leve . O Dr. Miles observa que, se houver sofrimento adicional, pode ser necessária uma visita ao pronto-socorro.
Umbigo vermelho, escorrendo ou sangrando, remanescente umbilical ou pênis
Quaisquer sintomas anormais com duração superior a duas semanas
Doença do bebê: quando procurar atendimento de urgência ou emergência
Embora algumas das doenças de seu bebê possam ser tratadas durante o horário de atendimento do médico, certos sintomas devem ser um sinal de alerta de que seu bebê precisa de atenção médica urgente. Mais uma vez, o Dr. Miles enfatiza que esta lista não inclui tudo, mas se seu bebê estiver exibindo esses sinais preocupantes, você pode levá-lo ao pronto-socorro.
Convulsões ou convulsões de início recente
Dificuldade respiratória , também conhecida como se seu filho tiver dificuldade para respirar ou estiver respirando rapidamente. Isso significa mais de 60 respirações por minuto desde o nascimento até 6 semanas ou mais de 45 respirações por minuto de 6 semanas até 2 anos de idade. Outros sinais de desconforto respiratório, de acordo com o Boston Children’s Hospital , podem incluir grunhidos ao expirar; um tom azulado ao redor do rosto, dentro dos lábios ou nas unhas; narinas amplamente abertas durante a respiração; o peito do seu filho afundando abaixo do pescoço a cada respiração; sudorese aumentada; ou chiado.
Letargia. Isso é definido como não acordar com estimulação ou parecer grogue e fraco, diz o Dr. Miles.
Sinais de desidratação grave. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, os sintomas de desidratação em bebês podem incluir: olhos encovados; sonolência ou irritabilidade; um ponto fraco afundado (também conhecido como fontanela) no topo da cabeça; não ter uma fralda molhada em oito horas; ou ter poucas ou nenhuma lágrima quando choram. (Observe que uma criança pode ficar desidratada se apresentar vômitos prolongados ou diarreia.)
Incapacidade de engolir soluções de hidratação oral , como Pedialyte, ao vomitar.
Sangue nas fezes . O Dr. Miles observa que, se houver apenas estrias, isso pode ser resolvido no consultório médico, mas quantidades maiores podem exigir atenção médica imediata.
Início agudo de inchaço da língua ou lábio
Erupção cutânea com manchas roxas acompanhada de febre
Conclusão: às vezes, os bebês apresentam sintomas que podem preocupá-lo. Esses sinais podem não significar nada sério, mas outras vezes, seu pediatra pode precisar avaliar seu bebê. Como pai, é uma boa ideia não apenas seguir seu instinto, mas também ter um plano de ação com o pediatra de seu filho antes que esses problemas surjam.
Também é uma ótima ideia saber a melhor forma de entrar em contato com seu pediatra para tirar dúvidas e quaisquer outros métodos que você possa usar para tirar suas dúvidas.
“Se um pai tiver alguma dúvida sobre se algo que observa pode ser importante, deve entrar em contato com seu pediatra”, disse Linda Keefer, MD, pediatra do St. Tammany Pediatrics , ao SheKnows. Dr. Keefer também observa que muitos consultórios de pediatria têm um portal on-line através do qual um pai pode se comunicar com o médico de seu filho e muitas vezes pode enviar fotos de erupções cutâneas suspeitas ou qualquer outra coisa sobre a qual tenham dúvidas.
Nem todas as doenças são graves, mas quando se trata do seu bebê, você definitivamente quer saber quando algo precisa ser examinado. Esta lista de sintomas de doenças do bebê é um bom ponto de partida, mas observe que não é abrangente e você deve sempre entrar em contato com seu pediatra se tiver dúvidas ou preocupações sobre a saúde de seu filho.