Há histórias que aquecem o coração e nos lembram da nobreza dos laços entre humanos e seus amigos de quatro patas. Hoje, destacamos a jornada de três heróis caninos, Mike, Elmo e Odara, membros fiéis do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.
Durante sete anos, esses cães da raça Pastor Belga de Malinois desempenharam um papel vital nas ruas do Rio. Colegas de trabalho atestam sua excelência como cães de guarda, patrulhando e protegendo a cidade, inclusive em eventos marcantes como os jogos no Maracanã.
Entretanto, chegou o momento merecido de descanso para esses leais companheiros. Mike, Elmo e a jovem Odara, de apenas um ano e quatro meses, mostraram que a aposentadoria é a próxima fase de suas vidas. Para Odara, a rotina não condizia com sua natureza dócil e sociável, tornando sua aposentadoria um pouco precoce.
A Guarda Municipal do Rio conta com 40 cães em atividade, que recebem treinamento constante para patrulhamento e interação com os cidadãos em apresentações de Showdog.
A prioridade para adoção recai sobre os guardas que trabalharam diretamente com esses caninos, mas muitos não podem adotá-los devido ao grande número de cães em casa. Portanto, Mike, Elmo e Odara estão à procura de um novo lar entre a população.
Os interessados em acolher esses heróis de quatro patas podem visitar o Canil da GM-Rio na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.200, Mangueira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, onde o atendimento é realizado por um médico veterinário.
O processo de adoção incluirá uma seleção rigorosa, onde os guardas que compartilharam suas vidas com esses cães avaliarão as condições da casa e o perfil do candidato. Encontros entre os cães e seus possíveis novos donos serão promovidos para garantir uma adaptação harmoniosa.
A única exigência para os adotantes é um compromisso de que esses bravos cães não retornarão ao trabalho, mas sim desfrutarão de um merecido descanso em um ambiente amoroso.
A história de Mike, Elmo e Odara é um lembrete da importância de cuidar daqueles que nos protegeram e serviram fielmente. Que eles encontrem lares onde possam viver os anos de aposentadoria com todo o carinho e conforto que merecem.