Em todo o Brasil, as pessoas têm falado sobre como o prefeito do Rio de Janeiro tentou (e falhou) censurar uma revista em quadrinhos que mostra dois super-heróis masculinos se beijando apaixonadamente. Na esteira da controvérsia, as mídias sociais foram inundadas com imagens fotografadas mostrando o casal beijando por todo o Brasil.
“Livros como esse precisam ser embrulhados em plástico preto selado com um aviso de conteúdo exibido do lado de fora”, disse o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, ex-bispo evangélico, em referência a um gibi chamado “Young Avengers: the Children’s Crusade”, no qual dois super-heróis masculinos, o feiticeiro Wiccan e o guerreiro Hulkling, se beijam. No livro, os dois estão em uma relação comprometida.
“Não é certo que os menores tenham acesso fácil a tópicos que não são apropriados para a sua idade”, acrescentou Crivella.
Crivella proibiu então a venda do livro, exigindo que ele seja retirado da venda na feira bienal do livro no Rio, que terminou no dia 8 de setembro. No entanto, isso teve o efeito oposto: assim que a proibição foi anunciada, os participantes se apressaram a comprar o livro, que logo se esgotou.
Um dos maiores youtubers do Brasil, Felipe Neto, fez um vídeo anunciando que comprou todos os livros que de alguma maneira se enquadrariam na censura de Crivella, para distribuí-los gratuitamente na Bienal. Confira o vídeo: