Em um movimento audacioso, a gigante chinesa BYD lançou, nesta segunda-feira (9), a pedra fundamental para a reforma de uma fábrica de carros elétricos em Camaçari, Bahia, marcando um investimento de 3 bilhões de reais no país. No entanto, essa iniciativa vai além da produção de veículos elétricos; a BYD tem uma visão grandiosa de transformar a região metropolitana de Salvador no “Vale do Silício brasileiro”.
Stela Li, presidente da BYD nas Américas, enfatizou a intenção da montadora asiática de desenvolver tecnologia local e criar um ambiente propício à inovação. “Já estamos desenvolvendo uma tecnologia local para fazer um motor híbrido que aceite etanol”, revelou Li. “E queremos juntar novas empresas para desenvolver tecnologia aqui. Fazer um polo”. O CEO global da BYD, Wang Chuanfu, corroborou essa visão ambiciosa, afirmando: “Somos uma empresa com mais de 90.000 engenheiros. Solicitamos 19 patentes por dia. E queremos apoiar a Bahia, especialmente a região de Camaçari, a se tornar o Vale do Silício do Brasil. É por isso que construiremos um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador”.
Essa estratégia de transformar a Bahia em um centro de inovação tecnológica está alinhada com a missão da BYD de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a mobilidade elétrica. O projeto visa criar um ambiente propício à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias verdes, promovendo a inovação na indústria automotiva brasileira.
O lançamento da pedra fundamental da fábrica da BYD na Bahia é um marco significativo. A operação ocupará as instalações anteriormente utilizadas pela Ford até 2021, quando a montadora norte-americana saiu do Brasil. A BYD planeja iniciar a fabricação de veículos elétricos nacionais entre o final de 2024 e o início de 2025, com um investimento total de pelo menos R$ 3 bilhões no país. Além disso, esse empreendimento resultará na criação de aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos no estado.
Os primeiros veículos a serem produzidos na fábrica brasileira incluirão modelos como o Dolphin, o Song e o Yuan, refletindo o compromisso da BYD com a diversificação de sua oferta no mercado local.
A fábrica da BYD será composta por três unidades fabris:
- Unidade 1: Produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus.
- Unidade 2: Produção de carros elétricos e híbridos.
- Unidade 3: Processamento de insumos, como lítio e ferro fosfato.
Além disso, durante o evento de lançamento, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou incentivos fiscais para veículos elétricos emplacados no estado, incluindo a isenção de IPVA para carros elétricos com valor de até 300.000 reais, enquanto veículos acima desse valor terão uma alíquota de 2,5%. Essas medidas visam estimular ainda mais o mercado de veículos elétricos na Bahia.
No âmbito nacional, os incentivos fiscais concedidos pelo governo federal ao setor automotivo no Nordeste e no Norte também se estenderão à BYD, fortalecendo a posição da empresa chinesa no mercado brasileiro.
Com essa iniciativa, a BYD demonstra seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico sustentável no Brasil, consolidando sua presença no cenário automotivo e fortalecendo a posição da Bahia como um polo de inovação tecnológica e mobilidade elétrica.