Desde que comecei a escrever sobre a vida intencional, ouvi de muitas pessoas o desejo de mudar . Eles reconhecem que sua vida é muito cheia de coisas erradas e que isso os está distraindo de dedicar seu melhor tempo e energia às coisas que mais valorizam.
Mas muitas dessas mesmas pessoas nunca começaram a jornada para organizar suas vidas. Por que é que?
Embora não esteja completamente estabelecido por que as pessoas não seguem seus próprios planos, normalmente há três colaboradores no trabalho:
- Falta de clareza – Eles não têm clareza sobre os detalhes ou o caminho para atingir seu objetivo.
- Baixa confiança – Eles têm dúvidas sobre sua capacidade de prosseguir ou terminar o trabalho.
- Não vale a pena – Eles não acham que o esforço vale a recompensa.
Em todos os três casos, estamos realmente falando sobre motivação. Embora esta postagem do blog não tenha espaço para abordar a miríade de pesquisas feitas sobre o assunto, gostaria de destacar esses motivos, porque eles estão no cerne da discussão – e a literatura está mostrando que descobrir como mover essas alavancas é fundamental para fazer a mudança.
Tudo se resume a isso: quanto mais claro o caminho, mais confiança no resultado e mais agradável a jornada… maior a probabilidade de você ter sucesso.
Uma vez que tantas pessoas desejam organizar suas vidas e começar a viver de forma mais intencional, acredito que a coisa mais útil é direcionar minha própria energia para ajudar as pessoas a resolver o problema urgente de motivação.
Esclareça seu caminho
Se você leva a sério a organização de sua vida, não aborde isso casualmente. Você não pode presumir que pensar ou ler sobre o problema o manterá em mente e entrará em ação. Uma das melhores coisas que você pode fazer é ter um plano claro de como você alcançará seu objetivo de uma vida menos confusa. Recomendo pensar em cada área de sua vida sistematicamente e planejar o foco em cada área por um mês inteiro.
Você deseja aplicar o máximo de esforço concentrado na menor área possível – isso garantirá que você experimente bastante progresso, o que, como você verá a seguir, é uma parte fundamental para manter a motivação alta.
Embora sua lista possa ser diferente, aqui está uma lista que minha esposa e eu criamos como parte de nossa própria jornada de organização a cada mês.
- Destralhe sua casa
- Organize seus gastos
- Organize seu dia
- Destralhe seus hábitos
- Destralhe seu guarda-roupa
- Organize seu quarto
- Organize sua vida digital
- Destralhe sua mente
- Destralhe sua alma
- Descomplique suas prioridades
- Descomplique seus desejos
- Destralhe seu espaço
Aumente sua confiança
A longo prazo, sua confiança aumenta à medida que você acumula vitórias em vários obstáculos da vida. Seu histórico de atingir metas e terminar trabalhos informará sua crença subconsciente de que você será capaz de fazer isso novamente.
Aumentar sua confiança no curto prazo é um pouco diferente e, na verdade, é mais simples. Tudo o que você precisa fazer é tornar a tarefa menor e mais fácil. Em vez de definir uma meta extremamente ambiciosa, tente uma que você tenha 95% de confiança de que pode realizar e, em seguida, saia e faça. À medida que sua confiança aumenta, você naturalmente desejará tentar coisas mais difíceis , porque as coisas fáceis começarão a parecer entediantes.
Mas no começo, não se precipite. Comece menor do que você acha que deveria e crie impulso.
Como minha esposa e eu projetamos nosso ano de organização com desafios mensais, buscamos consistência em vez de intensidade de esforço. Assim, na maioria dos dias, a tarefa levava apenas alguns minutos. Mas junte esses esforços ao longo de um mês inteiro – e depois um ano inteiro – e você realmente sentirá uma sensação de progresso.
Comemore o sucesso
Todos adoram a ideia de atingir seus objetivos, mas poucos aprendem a aproveitar a jornada. Mas a diferença entre os dois é enorme – a empolgação de um novo objetivo pode alimentá-lo por alguns dias, mas é o prazer que você obtém da busca que o mantém até o fim.
Uma lição simples, mas poderosa, que aprendi com minha esposa é a alegria intrínseca de acompanhar seu progresso visualmente. O efeito é ainda mais forte quando o rastreamento é feito fisicamente, em oposição a um computador, e quando a sensação de progresso é uma indicação visual constante de até onde você chegou.
Para nossos desafios mensais, minha esposa fez rastreadores imprimíveis personalizados para cada mês do ano que colamos na geladeira e preenchemos todas as noites após o jantar. O hábito, o ritual, o acúmulo visual de círculos preenchidos – todos eles se combinaram para tornar o desafio mais vívido e real em minha mente e, subsequentemente, nos ajudaram a prosseguir.
Não espere (além disso, um atalho)
Muitas pessoas gostam de começar as metas no dia 1º de janeiro, ou mesmo no primeiro dia do mês. Eu digo, por que esperar! Sempre há um motivo para não começar, por que inventar os arbitrários? Um dos meus macetes favoritos é agir antes de me sentir pronto.
O sistema que minha esposa e eu usamos no ano passado foi ótimo para nós e pode ser facilmente adaptado para as circunstâncias de quase qualquer pessoa. Não requer nenhum equipamento ou conhecimento especial. Basta seguir estas 3 dicas simples:
- Tenha objetivos claros e simples . Divida suas metas de organização em 12 partes e almeje 1 a cada mês.
- Comece pequeno . Mantenha o compromisso em qualquer 1 dia o menor possível. Direcione sua ambição para manter o plano por um ano.
- Acompanhe seu progresso . Faça isso visualmente e no mesmo horário todos os dias.
***
O blog de Mike (e sua esposa, Mollie) em This Evergreen Home , onde eles compartilham sua experiência em viver de forma simples, intencional e relacional. Se você deseja agilizar sua jornada de organização e economizar um pouco do trabalho administrativo, considere se inscrever no boletim informativo premium, Declutter Your Life . Ele inclui um novo desafio a cada mês para ajudá-lo a viver uma vida menos confusa por dentro e por fora.