O furacão Dorian pode se fortalecer e se torne um furacão de Categoria 4 altamente perigoso no domingo, ameaçando a costa atlântica do centro e sul da Flórida, onde as autoridades cancelaram alguns voos comerciais na quinta-feira e planejaram precauções nos locais de lançamento de foguetes ao longo da famosa Space Coast.
Estimulado pelas águas quentes do Atlântico, Dorian tem previsão de ventos de 209 km/h em 72 horas, disse o National Hurricane Center, sediado em Miami.
Isso faria dele uma tempestade de Categoria 4, a segunda mais forte na escala de Saffir-Simpson para medir a intensidade do furacão. O centro descreve as tempestades de Categoria 4 como capazes de causar “danos catastróficos”, incluindo danos graves em casas bem construídas. “A maioria das árvores serão arrancadas e os postes de energia serão derrubados”.
Dorian é provável que faça landfall na costa leste da Flórida na segunda-feira antes de se estender sobre o centro da Flórida na terça-feira, disse o centro de furacões. A tempestade pode afetar grandes centros populacionais, bem como os principais destinos turísticos da Flórida.
Atualmente um furacão de Categoria 1, Dorian passará pelas ilhas Bahamas e a costa da Flórida na quinta-feira depois de limpar o Caribe sem causar grandes danos. Dorian é previsto para ficar forte e atingir as Bahamas e o sudeste dos Estados Unidos com chuva, ventos fortes e ondas que ameaçam a vida nos próximos dias.