O Irã disse no sábado (27 de julho) que seus testes de mísseis eram parte de suas necessidades defensivas e não estavam focados em nenhum país depois que Washington disse que Teerã tinha disparado mísseis de médio alcance em um teste.
Uma agência de defesa dos EUA disse que o Irã testou o que parecia ser mísseis balísticos na quarta-feira passada. As conchas viajaram cerca de 1.000 quilômetros, mas não representaram uma ameaça para as equipes dos EUA na região, disse ele.
“Uma fonte bem informada do Exército disse que a evidência do Irã é natural e dentro de suas necessidades defensivas. Esta capacidade de mísseis não é contra nenhum país e só quer responder a possíveis agressões”, disseram as agências de notícias iranianas.
“O Irã não precisa da permissão de nenhum poder do mundo para exercer a autodefesa”, disseram as agências, citando a fonte militar.
O Irã exclui negociações com Washington sobre suas capacidades militares, especialmente o programa de mísseis, que diz ser defensivo, e nega que os mísseis tenham a capacidade de ser equipados com ogivas nucleares, acrescentando que seu programa nuclear é pacífico.