O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu um apelo incisivo por “prioridade absoluta” na repatriação dos brasileiros que se encontram na região do conflito entre Israel e o Hamas, um grupo classificado como terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia. A determinação foi enfatizada durante uma reunião por videoconferência realizada na tarde de segunda-feira (9).
Na reunião, estiveram presentes os ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Paulo Pimenta (Comunicações) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), bem como Celso Amorim, chefe da assessoria internacional da Presidência da República. O presidente Lula, que despacha do Palácio do Alvorada enquanto se recupera de uma cirurgia no quadril, também manteve uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que se encontra na Indonésia.
De acordo com fontes do governo, o presidente reafirmou a posição do Brasil em buscar uma solução de cessar-fogo nesse cenário de conflito. Vale lembrar que o país ocupa atualmente a presidência temporária do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), o que lhe confere um papel crucial na mediação de questões internacionais sensíveis como essa.
Até o momento, mais de 2.377 pessoas manifestaram o desejo de deixar a região de Israel, com 26 delas localizadas na Faixa de Gaza. A situação permanece dinâmica, com muitos cidadãos brasileiros preocupados com sua segurança em meio ao conflito.