O constrangimento é parte integrante do processo de crescimento

0
73
Mulher triste chorando

Um conhecido treinador de escalada disse que o maior obstáculo ao crescimento das pessoas como escaladores é, basicamente, o medo do constrangimento.

Quando as pessoas querem melhorar na escalada, tentam fazê-lo em particular, para que ninguém as veja fazendo as coisas mal. Eles vão para a academia de escalada quando ninguém está olhando ou ficam em um canto esperando que ninguém esteja olhando. Mas eles estão perdendo a maior oportunidade: o feedback de pessoas que conseguem ver coisas que elas não conseguem ver.

E o que atrapalha é o medo do constrangimento.

Descobri que isso é verdade, não importa o que você esteja tentando aprender. Não importa em que você esteja tentando crescer. O medo do constrangimento o impedirá de obter crescimento e transformação reais.

Minha convicção não é que devamos simplesmente superar esse medo. É que poderíamos aprender a ver o constrangimento como parte integrante do processo de crescimento .

Falarei sobre o porquê em um momento. Mas primeiro, vejamos mais alguns exemplos em que o medo do constrangimento impede as pessoas de crescer:

  • Escrever um livro ou blog : Este pode ser um pouco óbvio – você quer escrever, pode começar a escrever, mas o medo do constrangimento (ou de ser julgado) o impede de escrever ou de tornar o texto público. Mas ainda mais, resistimos a receber feedback de pessoas que possam melhorar nossa escrita, porque estamos preocupados que a escrita seja uma droga. Imagine receber feedback de leitores e escritores mais experientes que podem ajudá-lo a chegar ao próximo nível – a maioria das pessoas estremece com a ideia de mostrar sua escrita “embaraçosa” para pessoas que podem julgá-las.
  • Obter coaching ou apoio de outras pessoas : A maioria das pessoas evita contratar um coach ou obter apoio real de outras pessoas, porque têm vergonha de admitir como é seu processo de crescimento. Não tenho feito as coisas que disse que faria, estou lutando, não gosto de coisas em mim. Temos julgamento sobre tudo isso e temos vergonha de mostrar isso aos outros. Isso nos impede de obter apoio durante toda essa luta.
  • Levando seu negócio para o próximo nível : Esteja você lançando um novo negócio ou desejando que seu negócio existente chegue ao próximo nível… pode ser difícil ver onde você está travando. A liderança é solitária e só podemos ver o que já aprendemos a ver. Para chegar ao próximo nível, é necessário obter feedback de alguém que possa ver o que não podemos ver. Mas isso pode parecer embaraçoso. Evitamos obter esse tipo de apoio, e isso significa que lutamos para fazer qualquer coisa diferente daquilo que já sabemos fazer.

Esperamos que você perceba que isso pode ser aplicado em qualquer lugar onde queiramos crescer – desenvolvimento pessoal, cuidar de nós mesmos, aprofundar um relacionamento, lidar com o caos avassalador da vida. Lutamos para ir além de onde estamos, porque temos vergonha de obter apoio, feedback, coaching que possa nos levar ao próximo nível.

Por que o constrangimento é parte integrante do processo

Esperamos crescer e aprender sem nos envergonhar. Se pudermos aprender em particular e depois mostrarmos o quão bons somos //depois// de sermos realmente bons nisso… então não nos sentiremos envergonhados. Queremos evitar esse sentimento a todo custo, mesmo que isso signifique nunca aprender.

Mas não é assim que funciona. Temos que estar dispostos a ser ruins em alguma coisa antes de podermos ser bons nisso. O processo de crescimento exige que estraguemos, aprendamos com a experiência, em vez de apenas ler sobre ela ou assistir a vídeos. O processo de crescimento exige que sejamos confusos e tropecemos no desconhecido… e então obtenhamos algum apoio quando tropeçamos, pensamos que estamos fazendo tudo errado ou sentimos vontade de desistir.

E isso é constrangedor. Deve ser embaraçoso, porque estamos necessariamente ultrapassando os limites da autoimagem que criamos para nós mesmos. Entramos em uma nova área de crescimento, o que significa que não podemos ser a pessoa que sabe tudo, que tem tudo sob controle. Queremos ser a pessoa que tem tudo sob controle, mas isso só é possível se não estivermos crescendo.

Então escolhemos crescer e aprender, transformar, mas isso significa abandonar quem pensamos que somos e quem tentamos fazer com que os outros pensem que somos. Isso é um desapego e é constrangedor.

Se evitarmos esse constrangimento (que é natural), evitaremos o crescimento. Não entraremos no desconhecido, que é onde reside o verdadeiro aprendizado. Onde reside o trabalho significativo.

Como trabalhar com o medo do constrangimento

OK, então você tem medo do constrangimento (é claro!) E pode ver como isso o está impedindo.

Como você trabalha com esse medo? É um tópico profundo, mas aqui estão algumas maneiras de começar a trabalhar com ele:

  1. Reconheça quando estiver chegando . Quando você evita compartilhar com as pessoas, observe o medo. Quando você não quiser receber feedback, treinamento ou apoio, perceba o medo. Quando você estiver tentando ficar seguro ou escondido, reconheça o medo. Apenas chame isso de “medo” e não fique muito envolvido com o que é o medo.
  2. Observe o efeito que o medo tem em sua vida . Onde isso está prendendo você? Do que isso está mantendo você protegido? O que seria possível se você não precisasse se preocupar com o medo? Como você se sente sobre tudo isso?
  3. Pergunte a si mesmo se você quer algo diferente . O que você gostaria que houvesse fora do mundo criado por esse medo? O que você gostaria de experimentar?
  4. Experimente algo diferente . O que mais você pode tentar que não seja limitado pelo medo do constrangimento? Se você está aprendendo a escalar, você pode tentar escalar na frente de outras pessoas e se permitir fazer isso mal. Dance mal em público e divirta-se! Escreva mal em público, envie para todos que você conhece e peça feedback. Peça por ajuda. Deixe-se estar no desconhecido. Obtenha apoio de um treinador ou grupo. Peça a um professor para destruir sua criação. Deixar. esteja aberto à profundidade do aprendizado e do crescimento.
  5. Deixe-se estar com o medo, com o amor . O medo do constrangimento certamente aparecerá quando você se abrir para algo diferente, para receber feedback, ser treinado, receber apoio, ficar confuso. Isso está ok! O medo não é o fim do mundo, é simplesmente nosso companheiro no desconhecido, no lugar profundo da transformação. Você consegue sentir isso e simplesmente deixá-lo estar presente em sua experiência? Você pode se dar amor enquanto sente o medo?

À medida que você se permite sentir o medo e o constrangimento, o que acontecerá é que você começará a se livrar do seu antigo eu. Você não precisa mais se sentir obrigado a fazer as coisas com perfeição, impressionar alguém, mostrar o seu lado bom, porque você está crescendo em um novo tipo de transformação.

O que seria possível se você se deixasse passar pelo processo de transformação? Se você quiser praticar profundamente comigo e com outras pessoas, venha falar sobre como fazer parte do meu programa Fearless Mastery .

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigo anteriorMinistro Silvio Almeida: Distinção Necessária entre Hamas e a Causa Palestina
Próximo artigoBolo Brevidade

Deixe uma resposta