Os custos ocultos da felicidade

0
58
mulher sorrindo feliz

Qualquer pessoa que já tenha feito aulas de economia já ouviu a frase: “Não existe almoço grátis”. Tudo tem um custo, mesmo que esse custo nem sempre seja imediatamente aparente. Para conseguir qualquer coisa, você deve desistir de outra coisa.

Na cultura atual obcecada pela felicidade, a maioria persegue o oposto: queremos ser felizes sem custos e com todos os benefícios. Queremos as recompensas sem os riscos, o ganho sem a dor .

Ironicamente, é esta falta de vontade de sacrificar qualquer coisa que nos torna mais infelizes .

A felicidade tem custos. A felicidade não é de graça. E apesar do que a Cover Girl , Tony Robbins ou o Dalai Lama lhe disseram uma vez, nem sempre é fácil descobrir como ser feliz. Veja como começar a descobrir ‘como’ ser feliz.

VOCÊ DEVE ACEITAR IMPERFEIÇÕES E FALHAS

Muitas pessoas acreditam que se apenas juntarem uma casa, um cônjuge, um carro e exatamente 2,5 filhos, tudo será “perfeito”. Marque cada item da lista, seja feliz e velho por algumas décadas e então você morrerá.

Infelizmente, a vida não funciona assim . Os problemas não desaparecem – eles mudam e evoluem. A perfeição de hoje se torna a fossa pantanosa de merda de amanhã, e quanto mais rápido aceitarmos que o objetivo da vida é o progresso e não a perfeição 1 , mais cedo poderemos todos pedir uma pizza e ir para casa.

A perfeição é uma idealização. Pode ser abordado, mas nunca alcançado. Qualquer que seja a sua concepção de “perfeito” na sua linda cabecinha, ela é, em si, uma  ideia imperfeita e inatingível . Na realidade, porém, isso não existe.

Não podemos decidir o que é perfeição. Tudo o que podemos saber é o que é melhor ou pior do que o que é agora. E mesmo assim muitas vezes estamos errados.

Quando abandonamos a nossa concepção do que é perfeito e do que “deveria” ser 2 , aliviamo-nos do stress e da frustração de viver de acordo com algum padrão arbitrário . E normalmente, esse padrão nem é o nosso! É um padrão que adotamos de outras pessoas 3 .

Aceitar a imperfeição é difícil porque nos obriga a aceitar que temos que conviver com coisas de que não gostamos . Queremos manter o controle e deixar o mundo inteiro saber como deveria ser a democracia ocidental e por que o final da temporada de Game of Thrones foi possivelmente a pior coisa que já aconteceu. Se ao menos o mundo atendesse aos  meus desejos , então tudo seria melhor.

Mas a vida nunca se conformará com todos os nossos desejos. Sempre. E sempre estaremos errados sobre alguma coisa, de alguma forma. Ironicamente, é a aceitação disso que nos permite ser felizes , permitindo-nos valorizar as falhas em nós mesmos e nos outros 4 , 5 . E isso, meus amigos, é uma coisa boa.

VOCÊ DEVE ASSUMIR A RESPONSABILIDADE POR SEUS PROBLEMAS

Culpar o mundo pelos nossos problemas é a saída mais fácil. É tentador e pode até ser satisfatório. Quando culpamos os outros, tornamo-nos vítimas e ficamos todos emo e indignados com todas as terríveis injustiças que nos foram infligidas. Nós nos afundamos em nossa condição de vítima imaginada para nos sentirmos únicos e especiais de uma forma que nunca nos sentimos únicos e especiais em nenhum outro lugar.

Mas nossos problemas não são únicos. E não somos especiais .

A beleza de aceitar a imperfeição do seu próprio conhecimento é que você não pode mais ter certeza de que não é culpado pelos seus próprios problemas 6 , 7 , 8 . Você está realmente atrasado por causa do trânsito? Ou você poderia ter saído mais cedo? Seu ex é realmente um idiota egoísta ? Ou você era manipulador e excessivamente exigente com ele? Foi realmente a incompetência do seu gerente que fez você perder a promoção? Ou havia algo mais que você poderia ter feito?

A verdade geralmente está em algum lugar em torno de “ambos” – embora varie de situação para situação. Mas a questão é que você só pode consertar suas próprias imperfeições e não as imperfeições dos outros. Você mesmo, seu controle, seu trabalho. Então você também pode começar.

Claro, merda acontece. Não é sua culpa que um motorista bêbado bateu em você e você perdeu a perna em uma cirurgia fracassada. Mas é sua responsabilidade se recuperar dessa perda, tanto física quanto emocionalmente . Então se recupere.

Culpar os outros pelos problemas da sua vida pode lhe proporcionar um pouco de alívio a curto prazo, mas, em última análise, implica algo totalmente insidioso: que você é incapaz de controlar o seu próprio destino . E essa é a suposição mais deprimente de todas para se conviver.

VOCÊ DEVE SENTIR O MEDO E FAZÊ-LO DE QUALQUER MANEIRA

Bravura não é ausência de medo. Bravura é sentir o medo, a dúvida , a insegurança e decidir que outra coisa é mais importante . E então fazendo isso.

Se nos identificarmos com os nossos estados emocionais e sensibilidades de momento a momento , a nossa felicidade aumentará e cairá como uma orgia desregulamentada de derivados de Wall Street. Para aqueles que não sabem nada sobre Wall Street, isso é muito ruim. Queremos uma felicidade robusta e resiliente . Não orgias derivadas.

A felicidade verdadeira, duradoura, testada pelas crianças e aprovada pela mãe não deriva de nossos estados emocionais imediatos – estar constantemente tonto é impossível e seria insuportavelmente irritante. Em vez disso, a nossa felicidade a longo prazo deriva dos valores mais profundos que definimos para nós próprios. Ultimate Life Satisfaction™ não é definido pelo que fazemos e pelo que acontece conosco, mas por que fazemos o que fazemos e o que isso significa para nós.

VOCÊ DEVE ENCONTRAR UM PROPÓSITO MAIS PROFUNDO PARA SUAS AÇÕES

A melhor maneira de dizer isso é escolher o que o motiva. É algo superficial e externo? Ou é algo mais significativo ?

Ser motivado pelo dinheiro pelo dinheiro leva a uma regulação emocional instável e a muitos comportamentos desagradáveis ​​e superficiais. Ser motivado pelo dinheiro para proporcionar uma vida boa para sua família e filhos é uma base muito mais sólida para se trabalhar. Esse propósito mais profundo motivará a pessoa através do estresse, do medo e das complicações inevitáveis ​​que uma motivação mais superficial não conseguiria 9 .

Ser motivado pela aprovação dos outros leva a um comportamento carente e pouco atraente. Ser motivado pela aprovação dos outros porque você é um artista e deseja construir uma arte que mova e inspire as pessoas de maneiras novas e poderosas é muito mais sustentável e nobre. Você será capaz de superar a desaprovação, o constrangimento e os desastres ocasionais.

Como alguém encontra seu propósito mais profundo ? Bem, não é fácil. Mas, novamente, a felicidade duradoura e resiliente também não é fácil. (O que você quer dizer com ninguém nunca te contou isso?)

Uma grande parte do meu livro é sobre como encontrar um propósito mais profundo em nossas vidas. Mas aqui vai uma dica: tem a ver com crescimento e contribuição. Crescer significa encontrar uma maneira de se tornar uma pessoa melhor. Contribuição significa encontrar uma maneira de tornar outras pessoas melhores. Procure maneiras de integrá-los às suas motivações.

Não há nada de errado com sexo , dinheiro e rock and roll (ei, pregando para o coro aqui). Mas o sexo precisa ser motivado por algo mais profundo do que o sexo, o dinheiro precisa ser motivado por um valor mais sustentável do que simplesmente dinheiro, e o rock and roll precisa ser apenas rock. Encontre uma maneira de reduzir o crescimento e/ou a contribuição e bam – você obtém o melhor dos dois mundos.

VOCÊ DEVE ESTAR DISPOSTO A FALHAR E FICAR ENVERGONHADO

Em meu livro sobre namoro , escrevi: “Você não pode ser uma presença poderosa e transformadora para algumas pessoas sem ser uma piada completa e uma vergonha para outras”.

Curiosamente, esta provavelmente se tornou a frase mais citada do livro e sobre a qual recebo emails com mais frequência.

O que há de belo na humanidade é a diversidade dos valores da vida. Quando você vive seus valores e permite que eles motivem suas ações e comportamentos , você inevitavelmente entrará em conflito com aqueles cujos valores contradizem os seus. Essas pessoas não vão gostar de você. Eles deixarão comentários anônimos desagradáveis ​​na internet e farão comentários inapropriados sobre sua mãe. Qualquer coisa importante que você fizer será inevitavelmente acompanhada por aqueles que desejam que você fracasse. Não porque sejam pessoas más, mas porque os valores deles diferem dos seus.

(OK, alguns deles são pessoas horríveis.)

Como alguém muito mais sábio do que eu disse uma vez: “Os que odeiam vão odiar”.

Em qualquer empreendimento, é necessário fracasso para progredir 10 , 11 . E o progresso, por definição, é o que impulsiona a felicidade – o progresso de nós mesmos, o progresso dos outros, o progresso dos nossos valores e daquilo que nos importa. Sem fracasso não há progresso e sem progresso não há felicidade.

Aprecie a dor. Banhe-se no desprezo. Uma das habilidades mais importantes da vida não é evitar ser derrubado, mas sim aprender a se levantar. Aborrecedores que vão odiar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Artigo anteriorA Humanidade à Beira do Abismo: Reflexões sobre a Sombria Jornada do Poder
Próximo artigoCuca de Banana

Deixe uma resposta