Janeiro foi o mês de obter uma vida equilibrada.
Você consegue se lembrar disso tão longe? Mais especificamente, por que estou apontando isso quando já é maio?
Bem, estamos a mais de um terço do caminho para 2023. Portanto, imaginei que agora seria o momento perfeito para ver como as coisas estão indo. Vamos começar com uma pergunta.
Quão equilibrada está sua vida agora?
Aqui está a coisa. Há muito que você pode fazer para se organizar no início do ano novo. Organizando, limpando sua caixa de entrada, colocando seu administrador em ordem e assim por diante.
Mas, ao contrário dos exemplos listados acima, o equilíbrio não é uma caixa que você marca na sua lista de tarefas e depois segue em frente com o seu dia. Entre trabalho, família, amigos e saúde , muitas vezes pode parecer que a vida é um malabarismo sem fim.
A maioria de nós nunca chegará a um ponto em que todas as áreas de nossas vidas estejam em perfeita harmonia. E tudo bem. Você não pode esperar dar a mesma quantidade de esforço para tudo.
Dependendo do que você está fazendo, uma área sempre precisará de mais atenção do que as outras.
Um grande projeto no trabalho significa horas extras no escritório. Um revés de saúde torna o autocuidado uma prioridade. Crianças pequenas ou pais idosos terão prioridade familiar.
A vida é assim. Coisas acontecem. Se você ainda não preparou o terreno para o equilíbrio, sua vida parecerá um jogo interminável de Whack-a-Mole.
Vamos concordar em fazer de 2023 o ano que deixa de acontecer. Vou chegar às etapas para um equilíbrio mais adiante, mas primeiro, uma cartilha rápida sobre o sistema de gerenciamento de tempo de quatro quadrantes de Stephen Covey.
Os quatro quadrantes: onde focar sua atenção
Os quatro quadrantes de Stephen Covey são um conceito de gerenciamento de tempo que ajuda as pessoas a priorizar suas atividades com base na urgência e na importância. O conceito é descrito com mais detalhes em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes .
Os quatro quadrantes são:
- Quadrante 1 (urgente e importante) : atividades que são urgentes e importantes. São tarefas que requerem atenção imediata, como emergências ou prazos iminentes.
- Quadrante 2 (não urgente, mas importante) : atividades que são importantes, mas não urgentes. São tarefas que contribuem para metas e sucesso de longo prazo, mas podem não ter um prazo específico ou consequências imediatas.
- Quadrante 3 (urgente, mas não importante) : atividades que são urgentes, mas não importantes. Essas são tarefas que podem ser sensíveis ao tempo, mas não contribuem significativamente para metas ou sucesso de longo prazo.
- Quadrante 4 (não urgente e não importante) : atividades que não são nem urgentes nem importantes. Essas são tarefas que não contribuem para metas de longo prazo e muitas vezes são atividades que desperdiçam tempo, como navegar pelas mídias sociais, assistir TV ou ficar preso no ciclo de notícias mais recente .
Covey sugere que os indivíduos devem se concentrar nas atividades do Quadrante 2 para atingir suas metas de longo prazo e minimizar as atividades do Quadrante 1 por meio de planejamento e organização eficazes. As atividades dos quadrantes 3 e 4 devem ser minimizadas ou eliminadas, pois não contribuem significativamente para o sucesso pessoal.
5 Passos para uma Vida Mais Equilibrada
O objetivo dessas cinco etapas é ajudá-lo a minimizar o estresse e maximizar o bem-estar. Ao discar para baixo e para cima, respectivamente, você estará melhor posicionado para alcançar e manter um senso de equilíbrio em sua vida. E ao fazer isso, liberte-se para se concentrar nas coisas que são importantes.
A implementação das sugestões abaixo não tornará todos os seus dias zen perfeitos, mas com certeza será uma grande melhoria em seu status quo anterior. Sayonara Whack-a-Mole. Olá, equilíbrio.
1. Descubra seu hábito de autocuidado nº 1
Quando a vida fica ocupada, cuidar de si mesmo costuma ser a primeira coisa a sofrer. Entre os prazos no trabalho, criar filhos e ser ativo em sua comunidade, encontrar tempo para você pode ser difícil.
Michelle Segar, pesquisadora líder na ciência dos comportamentos sustentáveis de saúde, diz que uma das coisas mais importantes que podemos fazer é identificar nosso hábito número 1 de autocuidado. Aquilo que nos mantém energizados, conectados e prontos para o rock.
Para ela, é dormir. Para o marido, é exercício. Eu costumava pensar que o exercício era meu também, até que pulei minha prática de meditação matinal três dias seguidos. Não foi bonito.
Qual é a sua única coisa? Seja o que for, faça disso uma prioridade inegociável em sua vida. Programe-o em seu calendário e cumpra-o, não importa o que aconteça. Lembre-se, você não pode cuidar das pessoas ao seu redor se primeiro não cuidar de si mesmo.
2. Decida qual gravador desligar
Aprendi sobre a Teoria dos Quatro Queimadores com o guru dos hábitos James Clear.
Imagine que sua vida é representada por um fogão com quatro queimadores. Cada queimador simboliza um quadrante principal da sua vida.
1. O primeiro queimador representa sua família
2. O segundo queimador são seus amigos.
3. O terceiro queimador é a sua saúde.
4. O quarto queimador é o seu trabalho.
A Teoria dos Quatro Queimadores diz que “para ter sucesso, você precisa cortar um de seus queimadores. E para ser realmente bem sucedido, você tem que cortar dois.
Como aponta James, isso deixa você com duas opções.
A primeira é escolher uma vida mais equilibrada e aceitar que você nunca atingirá todo o seu potencial em nenhum dos quadrantes. A segunda é fazer tudo em uma área em detrimento das outras.
Se você sonha em ir às Olimpíadas ou criar o próximo Google, desligar dois queimadores é como você chegará lá. Caso contrário, desligar um é suficiente.
Mas como você decide qual desligar?
Você precisa esclarecer o que é mais importante para você. Daqui a seis meses ou um ano pode ser diferente, mas concentre-se no que é mais importante para você neste momento. Depois de saber o que é, você saberá qual gravador desligar.
Se o trabalho é mais importante, a saúde e a família podem vir a seguir, o que significa que os amigos estão fora de cena por enquanto. Desligar um queimador pode ser difícil, mas você saberá qual deles deve esfriar por um tempo.
3. Crie sistemas infalíveis
Esta é outra dica que aprendi com James Clear. Ele diz que, em vez de estabelecer metas, você precisa se concentrar na criação de sistemas. Sempre fui mais o tipo de pessoa que voa pelo assento das calças, mas desde que li Atomic Habits , me converti.
Finalmente entendo a importância de criar sistemas infalíveis. Você não precisa pensar, apenas faça. Como isso é útil? Certamente operar no piloto automático mata a criatividade?
Na verdade, é o oposto. Quando você evita a fadiga da decisão , você libera seu cérebro para se concentrar nas coisas importantes. O que quer que seja para você.
Esses sistemas também atuam como seguros. Não vou dizer que você nunca vai esquecer algo, mas as chances são muito menores do que quando você está no modo Whack-a-Mole.
Anote todas as coisas que você precisa (e gostaria) de fazer diariamente. Alguns, como escovar os dentes e dirigir para o trabalho, já estão arraigados. São as coisas que você continua esquecendo que precisam instalar sistemas.
Esses sistemas podem ser simples. Eu sempre me esquecia de escrever em meu diário de gratidão antes de ir para a cama, então comecei a colocá-lo no travesseiro depois de arrumar a cama pela manhã. Problema resolvido.
Pense em como você pode usar essa tática em sua própria vida. Por exemplo, as manhãs sempre se atrasam porque as crianças não conseguem encontrar suas coisas? Peça-lhes que façam as malas e as deixem no corredor antes de dormir.
Você está sempre perdendo as coisas? Dê um lugar a tudo em sua casa. Quando você chega em casa, pendura as chaves do carro no gancho atrás da porta.
A ideia é que, eventualmente, todas essas coisas se tornem atividades rotineiras. Quando você atinge esse ponto, seu cérebro está no piloto automático. A chance de você esquecer algo é próxima de zero.
4. Obtenha ajuda quando precisar
Pedir ajuda é complicado, principalmente para nós mulheres. Os homens odeiam pedir informações, mas nós odiamos pedir praticamente qualquer coisa. É ridículo. Quero dizer, por que você não buscaria ajuda quando precisasse?
A ajuda pode ser qualquer coisa, desde contratar um serviço de limpeza até contratar uma babá ou pagar alguém para pagar seus impostos por você. Não importa.
O importante é que você peça ajuda quando precisar. Tentar fazer tudo sozinho o deixará louco. Além disso, é uma maneira infalível de manter sua vida em constante estado de desequilíbrio.
Se você não puder pagar pela ajuda de que precisa, sempre poderá negociar com amigos e familiares. Todos nós temos habilidades diferentes para trazer para a mesa. Você pode ser ótimo em administração, enquanto outra pessoa em seu clã é um maestro de preparação de alimentos. Talvez seja tão simples quanto concordar em dar carona aos seus filhos para que todos tenham pelo menos algumas manhãs livres.
Pense em como isso poderia funcionar em sua família imediata, seu círculo de amizade e até mesmo entre colegas de trabalho. Somos todos diferentes, mas uma coisa que a maioria de nós tem em comum hoje em dia é a falta de tempo. O trabalho em equipe faz o sonho funcionar.
5. Respire, deixe ir e aproveite
Independentemente de quão bem você planeja ou de quantos sistemas você possui, às vezes as coisas podem dar errado. Pode ser um dreno entupido, um pára-choque dobrado, um surto de gripe ou qualquer outra coisa.
O importante é como você responde a essas situações. Você pode discutir com a realidade (e perder) ou pode respirar e deixá-la ir. Aceite que você está atrasado em seu dia e faça o melhor possível.
Quando você está tão focado em equilibrar tudo, é fácil levar a vida um pouco a sério demais. Lembre-se de dar a si mesmo tempo livre para relaxar e se reagrupar.
O tempo de inatividade faz parte de uma vida equilibrada tanto quanto ser produtivo. Faça uma viagem, faça uma massagem ou vá ao cinema, o que for do seu agrado. Você voltará mais equilibrado do que saiu.
Considerações finais sobre como se recentralizar
Ficar desocupado pode dar trabalho. Você precisa se livrar da velha maneira de fazer as coisas. Você precisa implementar sistemas e treinar-se novamente para operar com mais eficiência. Mas, faça certo e você terá liberado não apenas o tempo, mas a largura de banda mental para se concentrar mais plenamente no segundo quadrante de Covey.
Melhor ainda, você descobrirá que a vida é mais equilibrada.