Na quarta-feira, o Handan Public Security Bureau no norte da China implantou três tipos de robôs de trânsito para ajudar os humanos na cidade. Um relatório da agência de notícias estatal Xinhua cita Zhou Zuoying, vice-chefe do Instituto de Pesquisa de Gestão de Trânsito do Ministério de Segurança Pública, dizendo que a implantação dos robôs marca o primeiro uso da China de “robô-policiais de trânsito”.
Cada um dos três tipos de robôs parecem um pouco diferentes um dos outros e servirá a uma função única.
Um tipo é um “robô de patrulha rodoviária” projetado para parecer um oficial de trânsito humano, com um uniforme amarelo e chapéu branco. Esse robô é capaz de identificar motoristas e tirar fotos de seu comportamento ilegal.
Outro é um “robô de trânsito de conselhos”. Esse robô vai ficar nas estações de gerenciamento de veículos, onde ele responderá às perguntas dos moradores e os guiará para onde eles precisam ir. Ele também reportará automaticamente quaisquer riscos ou suspeitos de segurança à polícia, escreveu o Global Times.
O terceiro tipo é um “robô de aviso de acidentes” projetado para que os motoristas de veículos de passagem saibam quando a polícia humana tem que lidar com um acidente de trânsito.
Os robôs estarão de serviço 24/7, Li Huai, oficial do Handan Public Security Bureau, disse ao site de notícias chinês hebnews.cn, de acordo com o relatório do Global Times, mas não está claro se isso se aplica a apenas um de cada tipo de robô ou vários.
muito interessante