Desacelere para se apaixonar novamente

0
72
Mulher bonita

“Sorria, respire e vá devagar.”
~Thich Nhat Hanh

Recentemente, comprei um relógio de corrida e tenho mantido a maioria das minhas corridas abaixo de uma determinada frequência cardíaca, para aumentar a aptidão aeróbica do meu coração com muita corrida lenta.

O ritmo das minhas corridas tem sido incrivelmente lento no último mês.

Isso me ajudou a me apaixonar por correr novamente.

Vou compartilhar mais sobre isso, mas quero compartilhar um pensamento mais geral: desacelerar pode fazer com que nos apaixonemos por qualquer coisa , se permitirmos.

Deixe-me compartilhar alguns exemplos:

  • Música : Muitas vezes ouvimos música enquanto corremos o dia – enquanto vamos a algum lugar, enquanto trabalhamos, durante a limpeza. Mas há um doce prazer em apenas ficar sentado ouvindo um álbum inteiro, como costumávamos fazer, sem fazer nada além de curtir a música.
  • Trabalho : Muitas vezes damos má fama ao trabalho, porque pode parecer penoso, opressor e exaustivo. Temos que nos coagir a trabalhar. Mas se desacelerarmos as nossas tarefas, dermos-lhes algum espaço e nos permitirmos mergulhar totalmente em cada atividade… isso pode transformar a experiência. Pode parecer espaçoso e luxuoso.
  • Comer : Muitos de nós comemos com pressa, navegando em nossos telefones enquanto comemos, assistindo TV ou vídeos, trabalhando. É difícil saborear a comida desta forma – a comida não tem sabor se não prestarmos atenção. Pode ser delicioso desacelerar e dar toda a atenção à comida, mesmo que por 5 a 10 minutos. Saboreie e sinta gratidão por esta bela refeição nutritiva que temos diante de nós.
  • Caminhando : Normalmente, se estamos caminhando, estamos com pressa para chegar a algum lugar (pelo menos eu estou). Ou estamos caminhando para fazer exercícios, mas temos uma música ou um podcast carregado para não precisarmos prestar atenção na caminhada. Mas desacelerar e apenas aproveitar o caminho – mesmo que seja para chegar a algum lugar – pode ser transformador. Aproveite estar ao ar livre, aproveite a curta viagem para ir de um lugar a outro, aproveite o espaço entre as coisas, aproveite o movimento do corpo pelo espaço.

É claro que a mesma ideia pode ser aplicada a qualquer coisa, não apenas a estes exemplos. Ler, fazer exercícios, relacionamentos, beber chá, um ritual na hora de dormir. Deixe-me voltar ao tema de se apaixonar por correr novamente, antes de falar sobre como desacelerar para se apaixonar novamente.

Como desacelerar me ajudou a me apaixonar por correr novamente

Li vários artigos (e um livro chamado 80/20 Running ) que me inspiraram a diminuir meu ritmo de corrida para um ritmo de conversação fácil e alegre. A corrida diminuiu bastante, mas isso me permitiu correr mais (em distância e em tempo) e não me sentir muito cansado ou arriscar lesões. Comecei a correr quase todos os dias.

Essas corridas mais longas e lentas tornaram-se um lugar para me reconectar comigo mesmo. Às vezes carrego um audiolivro ou ouço um álbum. Outras vezes, apenas aproveito o ar livre em um ritmo mais lento.

A maior surpresa é o quanto comecei a ansiar pelas minhas corridas diárias! Em vez deste treino duro e cansativo que eu teria que “superar”… tornou-se um lugar de paz e diversão. Correr mais devagar traz seus próprios desafios (muitas vezes sinto que estou indo devagar demais), mas traz consigo alegrias inesperadas.

Depois de algumas semanas assim, percebi que havia me apaixonado por correr novamente, pela primeira vez em uma década.

A maneira de desacelerar para se apaixonar novamente

Então, como podemos aplicar isso não apenas à corrida, mas a qualquer coisa que não nos deixe mais entusiasmados?

A maneira de desacelerar começa simplesmente estabelecendo a intenção de desacelerar. Fiz isso correndo, porque estava convencido de seus benefícios. Se você acha que existe uma bela possibilidade disponível para você desacelerar em uma atividade específica, estabeleça a intenção.

Então encontre uma maneira de lembrar. Para correr, tive o relógio de corrida para me dar feedback se eu estivesse indo rápido demais. Para comer, ajuda deixar a tecnologia de lado e ter apenas a comida à sua frente. A mesma coisa para ler, escrever ou beber uma xícara de chá.

A seguir, encontre uma forma de saborear as delícias da atividade. O que há para amar na experiência? Que alegrias você pode descobrir se mantiver a mente e o coração abertos? Você pode se permitir saborear isso?

Finalmente, adoro ter uma sensação de antecipação. É a sensação de “mal posso esperar para estar com meu amante de novo!” É a doçura da vontade de brincar, da alegria, do prazer, da amplitude. Sempre saia da atividade com um pouco de saudade — não esgote seu desejo. Dessa forma, na próxima vez que estiver prestes a realizar a atividade, você sentirá uma alegria no coração.

Pelo que você gostaria de se apaixonar novamente?

“Os Rivers sabem disso: não há pressa. Chegaremos lá algum dia.
~ Ursinho Pooh

ps: se você estiver interessado em praticar desacelerar comigo, junte-se a mim em meu retiro em Londres em abril:  a prática de desacelerar .

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Artigo anteriorModi Eleva Discurso Anti-Muçulmano em Campanha Eleitoral na Índia: O Que Esperar?
Próximo artigoO Grito Silencioso da Humanidade: Clamando por Justiça e Salvação em um Mundo em Crise

Deixe uma resposta