A aceleração do aumento dos níveis do mar no mundo começou mais cedo do que se pensava, descobriram os cientistas.
Usando novas técnicas, os pesquisadores descobriram que a taxa de elevação do nível do mar aumentou ano após ano desde a década de 1960. Anteriormente, acreditava-se que ela tinha começado a acelerar na década de 1990.
Sönke Dangendorf e seus colegas da Universidade de Siegen, Alemanha, usaram técnicas estatísticas para combinar medições por satélite e registros de marés, mapeando o nível do mar global e regional de 1900 a 2015.
Eles encontraram aumentos no nível do mar que começaram a acelerar por volta de 1968 e continuam a aumentar desde então.
Usando observações por satélite que começaram em 1993, os cientistas viram que a elevação média do nível do mar da Terra acelerou desde que essas observações começaram.
No artigo, publicado na revista Nature, os autores sugerem que o nível do mar provavelmente começou a subir na década de 1960, quando partes dos oceanos do mundo começaram a se expandir à medida que a água do mar absorvia mais calor.
Com a crescente perda de gelo na Groenlândia e na Antártida e a contínua expansão da água do mar impulsionada pela temperatura à medida que o clima aquece, é provável que a aceleração aumente nas próximas décadas.