Duas pessoas morreram e mais de 17 ficaram feridas após um balcão interno desabar em um clube noturno na cidade sul-coreana de Gwangju no início deste sábado, dia 27 de julho, conforme os bombeiros locais.
Diversos atletas do Campeonato Mundial de Natação ficaram ligeiramente feridos, informou a agência de notícias Yonhap. Eles são dos EUA, Nova Zelândia, Holanda, Itália e Brasil.
Dois sul-coreanos foram levados ao hospital em estado grave e mais tarde morreram, relata Yonhap.
Os falecidos eram 38 e 27, e não eram concorrentes nos campeonatos.
Uma varanda e escadaria dentro da boate Coyote Ugly desabou às 02:29 de sábado (17:29 GMT de sexta-feira), enquanto cerca de 370 pessoas estavam lá dentro.
Na altura, várias equipas de pólo aquático estavam no clube, que fica perto da aldeia dos atletas.
Um mergulhador masculino e uma jogadora de pólo aquático feminina da equipe dos Estados Unidos ficaram ligeiramente feridos.
“Esta é uma tragédia terrível”, disse Christopher Ramsey, chefe do Pólo Aquático dos EUA.
“Jogadores de nossas equipes masculinas e femininas estavam comemorando a vitória do campeonato mundial feminino quando o colapso ocorreu em um clube público. Nossos corações estão com as vítimas do acidente e suas famílias”.
“Estávamos apenas dançando e, no minuto seguinte, caímos cinco ou seis metros e todos começaram a sair correndo do clube”, disse o capitão de pólo aquático masculino da Nova Zelândia, Matt Small, à Radio Sport.
Foi “um negócio como sempre e depois literalmente caiu debaixo dos nossos pés”, acrescentou ele.
Os membros da equipe australiana de pólo aquático também estavam no clube.
“Todos os jogadores australianos estão seguros e escaparam sem se machucar”, disse um comunicado da Water Polo Australia.
O Campeonato Mundial de Natação Fina 2019 termina no domingo.
“Fina lamenta profundamente a situação e envia seus melhores votos a todas as vítimas deste acidente”, disse uma declaração do corpo de natação mundial.