Seu cérebro é um grande negócio. Afinal, você o usa todos os dias. Simplesmente por existir, seu cérebro usa mais energia do que qualquer outro órgão – sem mencionar a energia necessária para tomar decisões, pensar criticamente, processar emoções e assim por diante.
Dada a importância do cérebro, faz sentido cuidar dele. À medida que envelhecemos, as alterações no cérebro podem causar declínio da cognição e algumas pessoas podem desenvolver distúrbios cerebrais como a demência.
Mais de 6 milhões de americanos têm a doença de Alzheimer – o tipo mais comum de demência – e as mulheres contraem a doença mais do que os homens. Isso ocorre em parte porque as mulheres vivem mais do que os homens e a idade é o maior fator de risco.
“Felizmente, o cérebro tem uma capacidade vitalícia de se fortalecer”, disse Sandra Bond Chapman, Ph.D. , diretor-chefe do Center for BrainHealth e professor distinto da UT Dallas. “Podemos fortalecer nossos cérebros pela forma como os usamos todos os dias”, disse ela.
O exercício físico mantém seu corpo e seu cérebro saudáveis. E os exercícios cerebrais são uma maneira de desafiar seu cérebro a aprimorar habilidades relacionadas à memória, resolução de problemas, pensamento crítico e aprendizado. Manter seu cérebro envolvido em novas atividades ajuda a mantê-lo afiado.
Aqui estão algumas maneiras fáceis e baratas de melhorar a saúde do seu cérebro.
1. Resolva quebra-cabeças
A resolução de problemas é boa para o cérebro, e os quebra-cabeças permitem que você faça exatamente isso. As palavras cruzadas podem ser especialmente benéficas para pessoas com problemas de memória e demonstraram melhorar a cognição . “As palavras cruzadas podem ajudar a construir o vocabulário, uma forma de inteligência cristalizada”, disse Chapman. (A inteligência cristalizada é o conhecimento que vem do aprendizado anterior.)Você também pode experimentar o sudoku e os quebra-cabeças de busca de palavras. Se você quiser algo mais prático, tente quebra-cabeças.
2. Aprenda um novo idioma
Aprender um novo idioma pode ser difícil, e é por isso que é um bom exercício para o cérebro. “É preciso muita energia mental para aprender um novo idioma”, disse Chapman. “Isso pode permitir que você se comunique com pessoas diferentes, tenha uma experiência de viagem mais rica e um nível totalmente novo de compreensão de livros e filmes no novo idioma.” Além disso, um estudo descobriu que aprender um novo idioma pode atrasar o início da demência em vários anos.
3. Torne-se social
Passar tempo com seus amigos e familiares alimenta a alma e também pode ser bom para sua mente. De acordo com Chapman, o riso e as conexões sociais mais profundas são contribuintes essenciais para uma saúde cerebral mais forte e duradoura.A socialização também estimula a memória e pode reduzir o risco de declínio cognitivo. Pode parecer que você está apenas participando de uma conversa amigável, mas seu cérebro está engajado.As atividades sociais podem incluir sair com amigos, mas também se envolver em sua comunidade, ser voluntário, frequentar funções da igreja ou ingressar em um clube.
4. Dance
Acontece que você pode sapatear (ou dançar TikTok) para melhorar a saúde do cérebro. O exercício físico é bom para o cérebro e a dança é uma ótima maneira de se divertir enquanto se movimenta. Mas também exige que você memorize passos, coordene movimentos e socialize com outras pessoas – o que também o torna um bom exercício cerebral. Fazer uma aula de dança de salão em particular pode ajudar a melhorar sua memória, atenção e foco .
5. Realize exercícios leves
Levar seu cachorro para passear, fazer tarefas domésticas e praticar poses de ioga são boas maneiras de se manter ativo e também são boas para o cérebro. O Tai Chi é um exemplo de exercício leve que tem sido associado à melhoria da função cognitiva . “O que é bom para o coração é bom para o cérebro”, disse Chapman sobre o motivo pelo qual o exercício físico está relacionado a uma melhor saúde do cérebro. “Tai Chi tem movimentos e padrões que são mostrados para aumentar a memória.”
Levar seu cachorro para passear, fazer tarefas domésticas e praticar poses de ioga são boas maneiras de se manter ativo e também são boas para o cérebro. O Tai Chi é um exemplo de exercício leve que tem sido associado à melhoria da função cognitiva . “O que é bom para o coração é bom para o cérebro”, disse Chapman sobre o motivo pelo qual o exercício físico está relacionado a uma melhor saúde do cérebro. “Tai Chi tem movimentos e padrões que são mostrados para aumentar a memória.”
6. Junte-se a um clube do livro
Os clubes do livro são um bônus cerebral de dois por um. Eles não apenas o incentivam a ler mais e a se socializar com novas pessoas, mas também promovem um profundo pensamento crítico sobre o material de leitura , o que é um bom exercício para o cérebro.“Você pode tornar a leitura extra cerebral saudável pensando profunda e criativamente sobre o que leu”, disse Chapman. Tente se desafiar a ter novas ideias fazendo perguntas como: Que lições você aprendeu com a leitura que inspiram mudanças em sua vida? Se você fosse dar ao livro um novo título para capturar tudo sobre o que ele é, qual seria?
7. Tenha uma noite de jogos em família
Quem não gosta de uma noite de jogos em família? Ganhar, perder ou empatar, seu cérebro está melhorando apenas jogando. Pense nisso: seu cérebro se beneficia da resolução de problemas, engajamento social e estimulação – e a noite do jogo realiza todos os três.Não faltam jogos para escolher – jogos de tabuleiro, jogos de cartas e até videogames podem ser bons para o seu cérebro. Você também pode participar de eventos locais de perguntas e respostas para começar a trabalhar.
8. Faça projetos artesanais
Se você adora um bom projeto DIY, está fazendo um favor ao seu cérebro. Muitos acham que o artesanato é um bom calmante , o que também pode aumentar sua acuidade mental e saúde cerebral. Você não precisa ser um artista habilidoso para desfrutar de atividades criativas como pintura e desenho. Faça uma aula de arte ou pegue um livro de colorir para exercitar os músculos da criatividade. Ou faça um álbum de recortes para preservar algumas de suas memórias favoritas.
9. Ouça música
Cantar letras e tocar melodias pode exercitar sua memória e ajudar a manter seu cérebro jovem. A conexão cérebro-música funciona de várias maneiras. Ouvir músicas pode ajudar a melhorar sua memória e agilidade mental e também tem outros efeitos benéficos para o cérebro, como melhorar a qualidade do sono.
10. Tocar um instrumento musical
Não é apenas ouvir músicas que podem ser um verdadeiro impulsionador do cérebro. Tocar um instrumento musical pode oferecer alguma proteção contra a demência mais tarde na vida. Se você quiser ficar afiado, tente pegar o violão ou oboé para um cérebro mais afiado.